Terno de Reis 2018 Gandu - Bahia



                                      















Aconteceu na noite do ultimo sábado (06), o Terno de Reis 2018, coordenado pelo jovem ativista Noel Siríaco e equipe. Sendo nessa noite a segunda apresentação do terno, que leva o nome  terno das flores, pois na noite do dia 04 dois dias antecedendo o dia de santos reis, aconteceu também no bairro bela vista a apresentação do grupo, tendo na capela do Bom Jesus uma explanação sobre o significado do terno de reis, logo após o terno das flores saiu em festa pelo bairro, visitando casas com muita comida, bebida e alegria. Sendo finalizado na rua do cacau, na casa de Nita e Silvério já pela madrugada.
 No dia 06 em alusão ao nascimento de Jesus Cristo, foi realizada uma apresentação durante a missa na Igreja Matriz com personagens caracterizados e acompanhados por uma charanga, o cortejo saiu pelas ruas da cidade, levando cultura e alegria, sendo recepcionado pelas famílias.
Na sequência o caminho levou a multidão ao tradicional bairro do Birreiro, onde na residência de Adeiltom  Leal (Bozó), que é componente do terno, sua família e  amigos já esperava os foliões , onde recepcionaram a todos e todas, com vinhos, refrigerantes e comidas diversas.
A parada final aconteceu ao lado da Igreja São José, especificamente No estacionamento Municipal, onde  instalou uma estrutura para a culminação do Terno de Reis, que agora é considerado como Patrimônio Cultural e Imaterial do Município, através de lei específica, de autoria de Bozó, aprovado por unanimidade pela câmara e sancionada e executada.

Vale registrar a participação da equipe da comunidade de São Lucas do Povoado de Palmeiras e  comitiva de  Wenceslau Guimarães-Ba, Para o próximo ano, Noel e equipe prometem que o Terno será ainda melhor.


























Comentários